Vash Te Informa

História(ATENÇÃO ESTE POST CONTÉM INFORMAÇÕES SOBRE O ENREDO DO ANIMÊ/MANGÁ)

Trigun conta a história da vida errante de Vash, The Stampede. Vash é um pacifista fanático que, apesar de carregar um potente revólver, recusa-se a matar quem quer que seja e evita ferir seus oponentes quando tem chance. Apesar desse caráter, Vash é tido como o criminoso mais perigoso do planeta, reputação devida ao fato de ser o único sobrevivente da destruição da cidade de Julho, o que o torna o principal suspeito do cataclisma. Além dessa acusação inicial, as perseguições cada vez mais intensas que sofre por parte de caçadores de recompensas (que pouco se importam com vítimas colaterais) e suas fugas espetaculares e destrutivas só fazem aumentar sua fama e o preço por sua cabeça.

A recompensa chega a seu valor máximo no começo da série, o absurdo valor de 60 bilhões de dólares. É quando toda uma cidade em decadência decide unir forças para tentar capturar o fora-da-lei e falha. Vash sobrevive aos habitantes do lugar e derrota também parte da família Nebraska, grupo de criminosos foragidos contratados pelo xerife local. A cidade é salva da falência através da recompensa pelos Nebraskas. Além disso, mas somente após toda a perseguição, as agentes da Bernardelli conseguem comunicar que a recompensa pela captura de Vash foi cancelada, devido ao fato dele ter sido considerado um “desastre natural” (em alguns casos, traduzido por “Ato divino”).

A partir daí, Vash passou a ser seguido pelas agentes, que foram incumbidas de acompanhá-lo para minimizar possíveis estragos. Durante a primeira metade da série, Vash enfrenta ameaças menores e sem relação entre si: latifundiários, pistoleiros e bandidos em geral. A partir da segunda metade da série, depois de encontrar o padre Wolfwood, Vash começa a ser confrontado cada vez mais com o seu passado e flashbacks ajudam o leitor ou telespectador a compreender parte do seu passado e do passado do planeta árido, quando da chegada da humanidade. Desse ponto em diante ele começa a confrontar Legato e os Gung-Ho Guns, emissários de seu inimigo maior e mais antigo: Knives.

Personagens

  • Vash, the Stampede: protagonista. Vash estava presente no naufrágio das naves que iniciou a colonização do planeta desértico. Apesar de ser uma criatura orgânica, sua origem é artificial, mesmo tendo raciocínio e sentimentos como qualquer humano. Ele é como os seres que geram a energia das usinas de força da tecnologia perdida. Apesar disso foi criado como uma criança comum, sendo tutorado por Rem, uma das tripulantes da nave. Vash foi fortemente influenciado pelas crenças pacifistas e indulgentes de Rem. Depois do naufrágio continuou seguindo sua linha de pensamento, entretanto anseia fortemente por destruir Knives. Um dos braços de Vash foi arrancado por Knives e substituído por uma prótese com uma arma embutida. Vash é um exímio atirador graças a seus reflexos não-naturais.
  • Million Knives: irmão de Vash, também não é um homem comum. Mas, diferente dele, crê que a humanidade deva ser destruída. Knives encara a humanidade como uma grande decepção, uma espécie estúpida a ponto de destruir seu planeta natal e que por isso não merece espalhar-se pelo espaço. Ele foi o responsável pelo naufrágio, que teria causado a morte de toda a tripulação não fosse a intervenção de Rem.
  • Meryl Strife, também chamada Derringer Merryl: é a mais racional e profissional das duas agentes mandadas pela Seguradora Bernadelli para minimizar os danos causados por Vash. Usa duas pistolas Derringer (no anime, várias).
  • Milly Thompson, também chamada de Stun Gun Milly: é o coração da dupla. É muito alta e possui traços um pouco masculinos, inclusive seu apetite (em especial por pudim). É ingênua, mas às vezes aparece dando conselhos sábios. Usa uma arma de impacto que dispara enormes projéteis meramente atordoantes.
  • Legato Bluesummers: serve como uma espécie de emissário de Knives, comandando os demais Gung Ho Guns. Possui poderes psíquicos de controle de mente e telecinese.
  • Nicolas D. Wolfwood: um ex-padre e Gung Ho Gun desistente. Após uma infância pobre, juntou-se aos Gung Ho Guns assumindo uma postura de justiceiro. Tem um caráter melhor do que o dos outros membros do grupo, mostrando-se generoso e preocupado em mais de uma situação. Ainda assim, não compartilha dos ideais de não-violência de Vash. Ajudou o protagonista em mais de um momento. Carrega uma grande cruz, com várias armas embutidas e que é, ela própria, uma metralhadora disfarçada e um lança foguetes. No mangá é revelado que ele faz parte de uma seita chamada Eye of Michael, e modificado geneticamente, o que lhe deu capacidades regenerativas, é assassinado pelo seu mestre que foi controlado por Legato.
  • Gung Ho Guns: espécie de gangue a serviço de Knives, reúne membros com poderes excêntricos, como a hipnótica Dominique Cyclops. Nenhum se provou um desafio para Vash. Apenas Monev e Legato levaram um tempo maior para ser derrotados, mesmo assim em grande parte pelo fator surpresa e por usarem ameaça a vidas de civis como forma de distração.
  • Rem Saverem: tutora de Vash e Knives morreu evitando que o naufrágio das naves-colônias fosse uma catástrofe ainda maior. É a principal inspiração ideológica de Vash.

Versão Brasileira

Trigun foi exibido no Brasil pelo canal de TV por assinatura Cartoon Network em 2006. Sua estréia gerou muita controvérsia, já que o animê, apesar de ter um ótimo tratamento, só era exibido nas madrugadas de segunda a quinta, no bloco Toonami. Foi também exibido no canal PlayTV, todas as sextas-feiras às 23:30.

A série, distribuída pela americana Cloverway na América Latina, recebeu uma dublagem diferente do convencional. Como o estúdio normalmente contratado pela distribuidora estava indisponível por excesso de trabalho, optou-se por utilizar a Som de Vera Cruz, estúdio carioca sem experiência anterior com animes. Com um orçamento modesto, o estúdio desempenhou bem seu papel, fugindo do lugar-comum de outras dublagens. A direção de dublagem ficou por conta de Élcio Romar, marcando ao mesmo tempo cuidado e descontração. Nos papéis principais, Sylvia Salustti como Meryl, Christiano Torreão como Wolfwood, Clécio Souto como Legato e Alexandre Moreno como o protagonista Vash, num trabalho excepcional de interpretação do extremamente irreverente ao drama profundo.

No mesmo estúdio ainda foram dublados Samurai Champloo e GunGrave.

Diferenças entre o anime e o mangá

Há algumas diferenças entre os quadrinhos de Trigun e a adaptação para animação. Curiosamente, essas diferenças vão em direção contrária ao usual para adaptações de mangás para as telas: muito material foi acrescentado, não subtraído.

  • No anime a infância de Vash e Knives é contada com mais detalhes, sendo inclusive mostrados outros personagens da tripulação além de Rem. Um deles, o temperamental Steve, inspirou a repulsa de Knives pelas pessoas normais.
  • Foi acrescentado um romance entre Wolfwood e Milly que não aparece nos quadrinhos, e também uma sobrevivente da cidade de Julho que quer vingar-se de Vash.
  • Só no anime há uma referência verbal direta ao fato de Vash e Knives serem “usinas” (feita por Knives); no mangá esse fato só é explicitado quando Vash tranqüiliza a usina do navio do deserto, e quando faz brotar asas de suas costas.
  • A localização da cidade onde Vash morou por um tempo foi modificada. Enquanto no mangá ela ficava em meio a um “mar” de areia movediça, no anime ela é mostrada como uma cidade flutuante.
  • O “Braço de Anjo” — a manifestação que dá a Vash e Knives o poder de devastar cidades — aparece como uma habilidade nata no mangá. Já no anime, ele depende das armas forjadas por Knives para funcionar.

Curiosidades

  • Nas capas das revistas os personagens aparecem em poses heróicas com suas armas, mas a folha de rosto é sempre uma sátira dessa primeira imagem (com armas trocadas por cabides, instrumentos de cozinha, etc.) na qual os personagens aparecem espantados com a troca.
  • O nome de Rem pode tanto ser uma referência a banda homônima quanto a fase do sono em que se sonha (rapid eyes movement).
  • Assim como Wolfwood se veste como padre, seu ex-mestre veste-se como um agente funerário. Ambos usam armas em forma de cruz, mas só o mestre faz uso de um caixão.
  • Brad, um dos moradores da cidade onde Vash morou por um tempo, lembra muito o personagem Kazuma Kuwabara de Yuyu Hakusho

Cenário

Em um planeta desértico, sobreviventes de um naufrágio espacial vêm desenvolvendo uma rústica sociedade, que só consegue sobreviver no ambiente seco graças a resquícios da tecnologia das naves caídas. A água tem de ser retirada de poços dos poucos veios subterrâneos disponíveis e a eletricidade é produzida por seres orgânicos que haviam sido criados com esse fim específico.

Nesse mundo onde a subsistência é difícil, muitos optam pelo crime, por isso há muitos pistoleiros, ladrões, latifundiários e mesmo mercadores de escravos, e como conseqüência há também caçadores de recompensa que os perseguem.

As cidades são poucas e muito distantes umas das outras. As maiores têm nomes de meses (Augusta, May e Julho, que foi destruída). O transporte entre elas é feito através de estranhos animais bípedes para as curtas distâncias, ônibus e carros para as médias e grandes locomotivas que não precisam de trilhos — os navios do deserto — para as grandes.

A água é obtida através de poços artesianos, e a série mostra ao menos uma cidade em que é usada como meio de extorsão da população. As áreas cultiváveis são igualmente raras e disputadas e demandam muito esforço para produzirem.

Tanto os quadrinhos quanto o desenho não retratam nenhuma espécie de governo centralizado acima dos prefeitos. Também não parece haver coordenação entre as forças policiais, com cada xerife tendo autonomia total em sua cidade, embora as recompensas pareçam valer para qualquer lugar. A única organização que aparece agindo em mais de uma cidade é a Companhia de Seguros Bernardelli, mesmo assim somente através de suas duas agentes Meryl Strife e Milly Thompson.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: